Criação de Lojas Online

O que são lojas online?

Uma loja online, ou loja virtual, é um sítio na internet em que o comerciante disponibiliza os seus produtos e permite aos clientes comprar directamente nessa página.

Só é considerada loja online a partir do momento que todo o processo desde a escolha do produto até ao pagamento é efectuado na página de internet.

Após pagamento, o comerciante envia o produto e o cliente recebe-o em sua casa ou num endereço à escolha do comprador.

imagem

Por que desenvolvo lojas online?

Comecei a desenvolver lojas de e-commerce em 2005, na altura, utilizava o sistema OpenSource Zen Cart. Com o Zen Cart desenvolvi e aprendi, essencialmente a resolver problemas de construção. Durante a aventura de desenvolver em Zen Cart, vi outras tecnologias emergir no mercado e fui integrando várias nos meus projectos.

Em 2007 desenvolvi o primeiro sistema em OsCommerce. Nesta altura, começavam a aparecer várias soluções e algumas bastante interessantes para a altura. No entanto, todas elas apresentavam erros, bugs e problemas de integração semelhantes.

Nesta época aparecia o Magento, desenvolvi alguns projectos, no entanto, foi principalmente na segurança do Magento que trabalhei a maioria do tempo.

Em 2009, descobri o PrestaShop. Esta nova abordagem ao e-commerce permitiu-me crescer enquanto profissional. A versatilidade, o sistema "light" que apresentou, fez-me querer desenvolver e, principalmente, ajudar o sistema a crescer.

Na altura, o PrestaShop seguia na versão 0.9. Foram incontáveis os bugs que resolvi na plataforma, os módulos corrigi e desenvolvi. Na época tive a primeira abordagem ao Smarty.

À medida que o sistema cresceu, eu cresci também na criação de lojas online. Desenvolvi módulos de geo-localização, fiz o primeiro módulo de tracking de encomendas dos CTT para PrestaShop.

Em parceria com um programador brasileiro, desenvolvemos o primeiro módulo de pagamento por Multibanco através da plataforma Ifthen Pay, na altura, Ifthen Software.

E simultâneo ao PrestaShop, desenvolvi lojas online em Interspire Shopping Cart, agora descontinuado e tornado no sistema BigCommerce. Nesta plataforma premium, fiz também o único módulo de pagamento por Multibanco, também da Ifthen Pay.

Estive em contacto com várias das plataformas emergentes no mercado até a actualidade. Sempre tive o cuidado de escolher minuciosamente a plataforma dependendo do tipo de projecto e/ou produto que o cliente irá vender. Também é importante ter atenção a futuras integrações que o cliente precisa para que o projecto não se torne demasiado caro.

Com base nesta atenção, escolhi as plataformas dependendo do cliente, utilizei com frequência o OpenCart, uma vez que é ideal para projectos mais "light", simples ou de checkout mais simples.

Foi em 2011 que fiz as primeiras integrações com sistemas de geo-localização, alertas por SMS, alertas de cobrança de pagamentos e integrei várias tecnologias nos meus projectos.

Estive activo na comunidade PrestaShop e desenvolvi dezenas de lojas nesta plataforma, algumas delas, são lojas bem cotadas quer em Portugal, quer no mundo.

Em vários anos, estive em contacto com software open source de e-commerce e em paralelo, desenvolvia sistemas de e-commerce criados de raíz, principalmente para integrações em sítios web mais pequenos.

Algumas das plataformas que estudei e sobre as quais desenvolvi são:

Penso que o que me destaca enquanto criador de sistemas e-commerce é a minha capacidade de programar em qualquer das plataformas.

Tenho sempre o objectivo em mente e ajudo o meu cliente a escolher correctamente a plataforma dependendo das projecções de futuro ou tipo de produto e/ou negócio.

No entanto, integro sistemas próprios e carrinhos de compras a projectos já existentes, o que torna o sistema do cliente mais rico e com uma rentabilidade maior.

A ver marcação
A carregar...
Destacar
Fechar
Login

Forgot password?
New to site? Create an Account
×
Signup

Already have an account? Login
×
Forgot Password

×
pt_PTPT
en_USEN pt_PTPT