Full Stack Developer

O que é um Full Stack Developer?

A definição de Full Stack Developer varia e nem sempre é consistente. Na realidade, um Full Stack Developer é uma pessoa capaz de gerir Backend (lado do servidor) e Frontend (cliente, browser).

O backend envolve pelo menos uma linguagem de programação e normalmente, uma base de dados ou tipo de base de dados chave-valor.

O Frontend é constituído pelas linguagens HTML, CSS, JavaScript e/ou frameworks que co-relacionadas a essas tecnologias.

O conjunto referido é chamado de stack. Desta forma, um Full Stack Developer é uma pessoa capaz de lidar com o conjunto completo de tecnologias e não se foca em apenas uma delas.

imagem

Como cheguei a Full Stack Developer?

Desde muito cedo, estive em contacto com a tecnologia. Sou curioso e não basta que funcione, gosto de saber porquê. As perguntas que me faço com frequência são:

  • Funciona! Porquê?
  • Não funciona! Porquê?

Nesta perspectiva, não basta saber porque funciona, tenho que saber exactamente porquê e como.

Assim, sempre fui em busca de novas tecnologias quer de aplicação web, de hardware ou de sistemas operativos, procurei soluções e fui aprendendo a implementar várias. Esse conhecimento tornou-me capaz de construir sistemas completos, da raíz à entrega de projecto.

O processo, tornou-me também capaz de encontrar e resolver problemas, evitando assim a complicação de gestão de tarefas e a perda de tempo inerente ao processo.

Sou apaixonado pelo código, a construção dos sistemas e a reversão do mesmo. Os desafios constantes na construção de sistemas, a integração de múltiplos sistemas e a optimização da comunicação entre eles.

Com o passar do tempo, estudei a fundo várias tecnologias, múltiplos frameworks e procurei soluções para os mais diversos problemas.

Algumas das tecnologias que estudei e, em algumas, ajudei a desenvolver o core de sistema, corrigi bugs e testei falhas de segurança. Algumas das tecnologias que participo ou participei activamente são:

Nesta perspectiva, no que toca a sistemas baseados nestas tecnologias, adaptei-me à implementação de todos.

Assim, é importante salientar que dependendo do projecto somos forçados a escolher a melhor opção para cada situação.

Desta forma, senti a necessidade de me especializar o máximo possível no maior número possível de tecnologias para que, desta forma, possa apresentar soluções sólidas para cada projecto.

A ver marcação
A carregar...
Destacar
Fechar
Login

Forgot password?
New to site? Create an Account
×
Signup

Already have an account? Login
×
Forgot Password

×
pt_PTPT
en_USEN pt_PTPT